Notícias
  • Desenvolvimento Social
05.07.2016

Novas escolas para mais de 3,3 mil alunos em Altamira



Autor: Norte Energia

A partir do segundo semestre deste ano, 3.290 alunos de Altamira estudarão em seis escolas novas, mobiliadas e equipadas. A implantação destes estabelecimentos de ensino, previstos no Projeto Básico Ambiental da Usina Hidrelétrica Belo Monte, é mais um dos compromissos cumpridos pela Norte Energia.

Escola de Ensino Fundamental do bairro São Joaquim, em Altamira.
Foto: Betto Silva

As escolas dos bairros São Joaquim e Jatobá foram as primeiras a serem concluídas. No São Joaquim, o estabelecimento é direcionado à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, enquanto no Jatobá é voltado ao Ensino Fundamental e Médio. Ainda no bairro Jatobá foi construída uma creche, com capacidade para 100 alunos. Já nos bairros Água Azul, Casa Nova e Laranjeiras os estabelecimentos são destinados à Educação Infantil e Fundamental.

Além da construção das escolas, a Norte Energia também foi responsável pela aquisição de 1.939 carteiras escolares, 99 armários de aço, 140 computadores e 70 bancadas para laboratório de informática – equipamentos e mobiliário distribuídos entre os seis estabelecimentos. Para assegurar o conforto térmico dos alunos, também foram adquiridos 174 condicionadores de ar.

AMPLIAÇÃO DO NÚMERO DE VAGAS – Construídas nos cinco novos bairros da área urbana de Altamira, as escolas representam um incremento de 12% no número de vagas disponíveis na cidade.

De acordo com o último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2012 Altamira contava com 27.058 vagas para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Com a inauguração destes novos estabelecimentos, o município passará a contar com mais de 30 mil vagas.

INVESTIMENTO EM EDUÇÃO – A Norte Energia investiu R$ 113,2 milhões em 59 obras de educação na Área de Influência Direta da Usina Hidrelétrica Belo Monte, por meio de recursos do Projeto Básico Ambiental do empreendimento. Desse total, 22 estão em Altamira, incluindo seis escolas construídas, reformadas ou ampliadas pela empresa. Os investimentos beneficiam cerca de 25.290 mil estudantes na região da usina.

 

Comentários