Documentos
  • Informe Norte Energia
24.01.2017

Informe Norte Energia 40



Autor: Norte Energia

EDITORIAL

Sítio Belo Monte
Foto: Betto Silva

O primeiro Informe Digital de 2017 comemora a operação comercial de dez unidades geradoras na Usina Hidrelétrica Belo Monte e a contribuição do empreendimento para o saldo positivo da produção de energia no Brasil em 2016. A edição mostra ainda a inauguração do Hospital Geral de Altamira e a eliminação de casos de malária no balanço do ano passado em municípios da região da obra. A publicação também traz o importante trabalho de preservação de quelônios no Tabuleiro do Embaubal e a entrega de mais um aterro sanitário construído pela Norte Energia, desta vez para a população de Brasil Novo. Finalmente, registramos o resultado e a entrega dos prêmios do III Concurso de Redação sobre Belo Monte, realizado pela Norte Energia.

Boa leitura!

Duilio Diniz de Figueiredo

Diretor-Presidente

VOCÊ SABIA?

A Usina Hidrelétrica Belo Monte contribuiu com 21% do total da expansão da capacidade instalada do setor elétrico no Brasil em 2016, segundo os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Belo Monte já opera com dez turbinas

Área de operação no Sítio Pimental
Foto: Betto Silva

A Usina Hidrelétrica Belo Monte chega a 10 unidades geradoras em operação autorizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No dia 17 de janeiro, o órgão autorizou a ativação comercial da quarta turbina da Casa de Força Principal, no Sítio Belo Monte. Até o momento, o maior empreendimento hidrelétrico 100% nacional possui capacidade instalada de 2.677 MW e já integra o rol dos dez maiores geradores de energia do Brasil.

A mais recente unidade geradora em operação comercial tem a mesma capacidade instalada das outras 14 que estão sendo montadas na Casa de Força Principal do empreendimento: 611,1 MW. A Norte Energia também já concluiu a montagem das seis unidades geradoras da Casa de Força Complementar, no Sítio Pimental.

Altamira ganha novo e moderno Hospital Geral

Inauguração do Hospital Geral São Rafael
Foto: Wilson Soares/Norte Energia

O município de Altamira inaugurou o Hospital Geral São Rafael, no bairro Mutirão, obra construída e entregue pela Norte Energia em março de 2015. Inaugurada no dia 5 de janeiro, a unidade hospitalar tem cerca de 6 mil metros quadrados de área construída e possui capacidade para realizar o atendimento nas clínicas básicas, equipamentos para procedimentos de alta e média complexidade e dez leitos para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

O novo hospital possui consultórios médicos, odontológico e multidisciplinar, área de emergência com 11 leitos de observação, confortáveis enfermarias com dois quarto-leitos, televisores e equipamentos. A unidade também é equipada com cozinha industrial; rede de esgoto e esterilização para o lixo hospitalar; lavanderia e esterilização de rouparia e equipamentos, sistema de gases medicinais canalizados para todos os leitos e outros ambientes; e serviços de apoio ao diagnóstico de imagem e laboratorial. Todos os ambientes do prédio são climatizados e equipados com rede de computadores e sistema de geração de energia com dois geradores.

Municípios do Xingu zeram malária

17ª Reunião do Programa de Avaliação da Malária, em Altamira
Foto: Betto Silva

Os casos de malária caíram 99% nos cinco municípios da área de influência direta da Usina Hidrelétrica Belo Monte, nos últimos cinco anos. Entre os municípios com melhores resultados se destacam Brasil Novo, que não apresentou casos desde agosto de 2013; Vitória do Xingu, desde fevereiro de 2015; Senador José Porfírio desde setembro de 2016 e Altamira desde de outubro de 2016. Anapu registrou apenas três casos nos dois últimos meses e Pacajá é o município mais preocupante com registro de 332 casos em 2016, sendo que em janeiro notificou 67 casos e apenas 18 no último mês.

Os bons resultados são consequência da aplicação do Programa de Ação para o Controle da Malária, financiado pela Norte Energia e executado pelos órgãos de Saúde Pública. Além de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu, a Norte Energia também desenvolve ações em Pacajá. Nos seis municípios, os índices da doença caíram em 96%, comparados aos períodos de janeiro a novembro de 2011 e 2016.

Norte Energia preserva quelônios no Embaubal

Monitoramento realizado no Tabuleiro do Embaubal com Tartaruga-da-Amazônia
Foto: Betto Silva

A Norte Energia protegeu, em 2016, cerca de 83 mil filhotes de quelônios nascidos nas praias do Tabuleiro do Embaubal e Volta Grande do Xingu, por meio de seus programas de monitoramento e conservação de fauna, executados no âmbito do Projeto Básico de Ambiental (PBA) da Usina Hidrelétrica Belo Monte. Este trabalho é feito desde 2011 com resultado de aproximadamente 2,7 milhões de filhotes de tartarugas-da-Amazônia, pitiús e tracajás soltos na natureza.

As ações para preservar a fauna no local são desenvolvidas nos Projetos de Pesquisa sobre Ecologia de Quelônios e Manejo de Quelônios do PBA de Belo Monte. No Tabuleiro de Embaubal são monitorados 20 sítios reprodutivos que podem ser utilizados para a desova por tartarugas-da-Amazônia, tracajás e pitiús. No período de eclosão, que se inicia no mês de outubro, os ninhos são protegidos até o nascimento dos quelônios e, na sequência, os filhotes são retirados das covas e soltos no rio. Estes e outros procedimentos são realizados equipes de fiscalização treinadas e mantidas com recursos da Norte Energia e aumentam das chances de sobrevivência de milhões de filhotes, perpetuando estas espécies tão importantes para a ecologia do rio Xingu.

Concurso de Redação premia estudantes do Xingu

Luana Pereira Costa recebe a premiação das mãos do diretor de Fornecimento e Montagem da Norte Energia, Wellington Lopes Ferreira
Foto: Betto Silva

 O 3º Concurso de Redação da Usina Hidrelétrica Belo Monte premiou nesta edição quatro estudantes. Três são de Vitória do Xingu, havendo ainda um empate inédito no terceiro lugar dividido com um dos alunos de Altamira. A grande vencedora é Luana Pereira Costa, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Daniel Berg, de Vitória do Xingu, orientada pelo professor Édio Wilson Soares da Silva, com o texto “A crônica da Usina”. Os prêmios foram entregues, em dezembro de 2016, pelo Diretor de Fornecimento e Montagem e de Gestão da empresa, Wellington Lopes Ferreira.  Cerca de 400 alunos de 34 escolas de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu, municípios da Área de Influência Direta do empreendimento concorreram nesta edição, cujo tema foi “Belo Monte, energia do Xingu para o Brasil”.

Brasil Novo ganha aterro sanitário

Representantes do município e da Norte Energia no aterro sanitário de Brasil Novo
Foto: Betto Silva

O município de Brasil Novo agora possui aterro sanitário para tratar de forma adequada os resíduos sólidos domésticos. O equipamento é mais um compromisso cumprido pela da Norte Energia e foi entregue em dezembro de 2016. A estrutura de 4,8 hectares põe fim a um problema antigo da cidade, que depositava o lixo domiciliar em uma área situada no Travessão da 13, dois quilômetros da Rodovia Transamazônica.

A área selecionada e disponibilizada pela Prefeitura Municipal de Brasil Novo para a implantação do aterro sanitário está localizada às margens da Rodovia BR 230 a cerca de 10 km da cidade. Além do aterro sanitário de Brasil Novo, a Norte Energia já implantou os aterros sanitários de Altamira e Vitória do Xingu, ambos em operação pelas respectivas prefeituras. A empresa também iniciará a construção do aterro sanitário municipal de Anapu.

Comentários