Imprensa
  • Obras
21.07.2017

Belo Monte inicia produção de energia na sexta unidade geradora



Autor: Norte Energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou, nesta quarta-feira, 19, o início da geração comercial da sexta unidade geradora da Casa de Força Principal de Belo Monte. Com a autorização, Belo Monte já é uma das três maiores geradoras de energia do Brasil.

Estão sendo instaladas 18 unidades geradoras em Belo Monte, tipo Francis, e a nova turbina em operação acrescenta mais 611,1 MW à capacidade instalada da hidrelétrica, que passa a ser de 3,8 mil MW. Com a nova unidade geradora, a UHE Belo Monte ultrapassa a capacidade de grandes hidrelétricas brasileiras, como Jirau, em Rondônia, cuja produção máxima chega a 3,7 mil MW.

Quando estiver funcionando na sua potência total, Belo Monte terá 11.233,1 MW em capacidade instalada, dos quais 11 mil MW serão produzidos na Casa de Força Principal e 233,1 MW, na Casa de Força Complementar, já concluída, em Pimental, onde o rio Xingu foi barrado. Dessa forma, o complexo hidrelétrico já opera comercialmente com 12 das 24 turbinas projetadas, sendo seis no Sítio Belo Monte e seis em Pimental, que opera com turbinas tipo Bulbo.

Belo Monte contribuirá com o sistema elétrico brasileiro dispondo de energia suficiente para beneficiar 60 milhões de pessoas em todo o Brasil. Setenta por cento da energia de Belo Monte já foi comercializada em 2010, por meio de leilão, para 17 estados brasileiros. O restante está disponível para o mercado livre e para empresas autoprodutoras acionistas do empreendimento.

Comentários