Imprensa
  • Assuntos Indígenas
03.08.2017

Lideranças Areweté visitam Belo Monte



Autor: Norte Energia

Lideranças de oito aldeias da Terra Indígena Araweté, no Médio Xingu, visitaram Belo Monte, no dia 31 de julho. Os indígenas estiveram no empreendimento também para discutir as novas ações do Programa de Atividades Produtivas que serão implementadas nas comunidades atendidas pelo Projeto Básico Ambiental – Componente Indígena (PBA-CI) da usina. A visita pelos principais canteiros da hidrelétrica foi guiada pelo diretor de Produção e Implantação da Norte Energia, Hugo Seabra.

Indígenas visitaram os principais canteiros de obra de Belo Monte
Foto: Betto Silva

Além de estar incluída nas ações do Programa de Atividade Produtivas, que visam a segurança alimentar das comunidades, a Terra Indígena Araweté também é beneficiada com obras de infraestrutura da Norte Energia previstas no PBA-CI. São Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI), escolas, sistema de abastecimento de água, casas de farinha, construção de estradas, dentre outras. Nas aldeias, também foram construídas casas de moradias, que não estão previstas como obrigações do licenciamento de Belo Monte, mas são parte de acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai).

O PBA-CI de Belo Monte comporta 27 projetos específicos para as aldeias em torno do hidrelétrica e está em fase de revisão. Nesse novo ciclo, com ações elaboradas após o enchimento dos reservatórios de Belo Monte, a participação dos indígenas nas decisões é essencial para gerar mais resultados positivos.

O Projeto já investiu cerca de R$ 400 milhões em ações nas aldeias do Médio Xingu, incluindo comunidades que estão a mais de 500 quilômetros dos canteiros de obra da usina. Os projetos visam garantir a segurança ambiental, alimentar e territorial, com respeito à cultura desses povos tradicionais, beneficiando cerca de 3.500 indígenas.

 O uso das imagens que ilustram a publicação foi devidamente autorizado pelos indígenas que visitaram o empreendimento no dia 31 de julho de 2017.

Comentários