Imprensa
  • Desenvolvimento Regional
21.09.2017

Norte Energia e Polo Xingu participam da Feira Internacional de Turismo da Amazônia



Autor: Norte Energia

Entre os dias 21 e 24 de setembro a Norte Energia, companhia responsável pelo empreendimento da Usina Hidrelétrica Belo Monte, participará, em Belém, da 8ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA). Com o estande temático Legados de Sustentabilidade, a empresa exibirá as contribuições que Belo Monte já tem gerado para o desenvolvimento social local, para a conservação ambiental e também para o resgate histórico e cultural de toda a região onde atua, o Médio Xingu, por meio de vídeos, exposições e materiais informativos.

No estande da companhia estarão disponíveis as principais ações realizadas ao longo dos últimos seis anos por meio de 117 projetos, que representam os compromissos socioambientais firmados. Os visitantes ainda encontrarão maquetes da usina, artefatos resgatados durante escavações e peças produzidas nas aldeias indígenas próximas à área de influência do empreendimento.

A companhia também apoiará a participação de municípios da região. Altamira, Medicilândia, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu representarão o Polo Xingu, um dos seis polos do turismo paraense.

Considerada a terceira maior usina hidrelétrica do mundo, a grandiosidade de Belo Monte também será apresentada como um dos atrativos da região do Médio Xingu. A usina, que gera energia para o Brasil desde abril de 2016, atualmente conta com 12 unidades geradoras em operação e capacidade instalada de 3.899 megawatts. Esta apresentação, junto de todo o conteúdo da Norte Energia, estará ao lado do estande dos municípios do Polo Xingu.

Na feira promovida pela a Secretaria de Turismo do Estado do Pará, ainda será apresentado, em primeira mão, o site Visit Xingu – patrocinado pela Norte Energia e construído em parceria com os municípios da região, para ser o principal canal de informação sobre as atrações do Polo Xingu.

Polo Xingu

A participação da Norte Energia na FITA se dá como apoio à participação de municípios de Altamira, Medicilândia, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu, situados na área próxima à UHE Belo Monte e inseridos no chamado Polo Xingu de turismo do Pará.

No estande do Polo Xingu o público presente poderá conhecer os atributos turísticos de lazer, belezas naturais, gastronomia, cultura e acolhimento de visitantes dos municípios expositores. Também serão distribuídos exemplares do Diretório de Informações Turísticas (DIT) da região do Xingu, publicação elaborada pela Norte Energia em parceria com os municípios, que traz as potencialidades da região e as oportunidades de lazer criadas após a formação dos reservatórios da UHE Belo Monte, como eventos de recreação, pesca e navegação.

Comentários